quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Paumgartten,Samuel Barros


A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Posso perceber que a atual sociedade está inserida no mundo da informação e da comunicação, por conseguinte somos a sociedade da aprendizagem, como o prórpio tema expôe, consequentemente temos esses meios como uma forma de adentrarmos no universo de tal sociedade como nunca avia-mos contenplado antes. Os (as) professores (as) eram considerados o dono do saber, donos conhecimento, estes sabiam tudo e os (as) discentes não sabiam quase nada, porem não podemos dizer o mesmo na atual sociedade, conhecida como a sociedade da aprendizagem por estar envolvida no mundo da internet, da tv, do rádio, dvd, sites de relacionamentos, sites de pesquisas etc.Portanto, se percebe ocorrer uma inversão de valores, é como se os (as) discentes soubessem mais que seus professores e preofessoras, pois, estes são conhecidos como nativos digitais, tem enorme facilidade em utilizar os meios de comunicação e nesse quesito realmente sabem mais que seus professores(as), no entanto não sabem como organizar o conhecimento, pesquisar assuntos concernentes a educação escolar, muito pelo contrário, a utilizam para fins de entretenimento, como jogos, orkut, sites de relacionamento, dentre outos. Desse modo, fico muito preocupado com a questão da formação desse profissional da educação, será que (a) está se preparando, se qualificando para essa sociedade da informação e da comunicação?- Será que está conseguindo enfrentar esses novos desafios colocados para a educação do século XXI?.Diante de tal situação, me preocupo muito, quando se fala em converter a informação em conhecimento, pois, esta é imensurável e parece não estarmos conseguindo lidar com ela, eu particulamente não tenho acompanhado com eficácia os excessos de informações presentes nas diversas mídias, nos infinitos meios de comunicação. Mas acredito que os desafios estão aí para serem enfrentados, nós enquanto professores(as) não podemos ficar de braços crusados esperando as coisas acontecerem, e acredito tambem que assim como as escolas estão recebendo laborátorios de informática, os profissionais da educaçlãqo devem receber mais formação tanto de manuseio de novas tecnologias como formação em elaboração de projetos para desenvolver as mesmas de forma didática e pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário