quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tecnologias no Cotidiano: Desafios a Inclusão Digital

Samuel Barros Paumgarrten Aug 24 2010 02:35:36:000PM

Tecnologias no Cotidiano: Desafios a Inclusão Digital

Propostas para fazer da inclusão digital uma realidade

Não trabalho em escola, atualmente estou na UAB-Universidade Aberta do Brasil como assistente administrativo e como suporte de rede. Esta instituição, tem um laboratório de informática e acredito que ela está dentro da perspectiva da Inclusão Digital.
Como a UAB já possui um espaço estruturado, no caso um laboratório com 28 computadores e internet, assim como na parte de recursos humanos possui uma técnica de informática e dois suporte de rede, a mesma deve está sempre aberta para projetos de inclusão digital, como este que estamos realizando(e-proinfo) , bem como pôlos em prática.
A esse respeito, nossa coordenação tem se preocupado com essa questão da inclusão digital, tanto é que no período de julho, ministramos dois mini-cursos, tendo como tema geral, A Informática Como Ferramenta Pedagógica, sendo que, num primeiro momento, foi ministrado para professores(as) e depois para o pessoal da parte administrativa das escolas do município de Barcarena. O melhor de tudo, é que a pesar de ser um período de férias, tivemos um público de quase 100 pessoas.
Outro ponto positivo da nossa administração, se dar pelo fato de nosso laboratório de informática ficar a serviço da comunidade em geral nos momentos em que os(as) acadêmicos(as) não estarem utilizando-o, bem como, solicita ao suporte de rede que dê o devido apoio para aquelas(es) que sentem dificuldades em utilizar os computadores. Outro fator importante, é o fato desta instituição ser pública, portanto, isso permite qualquer escola pública solicitar o laboratório de informática para utilizá-lo.
Contudo, é bom saber que as políticas de inclusão digital sejam colocadas em prática, aliás, isso já é uma realidade, a exemplo, temos o e-proinfo, o qual leva algo que é fundamental para a sociedade, que é o conhecimento, ou seja, não basta somente possuir uma tecnologia, mas é preciso conhecê-las.
Portanto acredito que as T´ics, realmente trouxeram desafios e problemas como mostra o capítulo1 do livro Introdução a Inclusão Digital. Até concordo que soluções para tais problemas, dependam única e exclusivamente das escolas no que diz respeito a sua proposta pedagógica para trabalhar tal tecnologia, como a utilização de pesquisa na internet, a utilização dos softwar, entre outros recursos tecnológicos. Porém, não dar para propor algo sem ter tais tecnologias no ambiente escolar. Por isso, fica a crítica, dar a formação é importante, entretanto, formação não é nada sem a prática, dessa maneira, é importante incluir nas políticas públicas de inclusão digital a construção de laboratórios de informática bem equipados, bem como a manutenção dos mesmos.

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